Marco Antônio Gehlen
O Jornalismo de dados
22-03-2018

Licenciou-se em jornalismo e mais tarde formou-se em comunicação empresarial. É mestre em agronegócio e doutor em comunicação. Recentemente, realizou um pós-douturamento na Universidade Fernando Pessoa, em Ciências da Informação e foi convidado pelo Prof. Jorge Pedro Sousa, para nos falar de números em jornalismo.
« Um bom número tem um peso informativo e um bom argumento é um dado de manchete.»
Não é muito comum se pensar que os números se ligam ao jornalismo, mas é verdade. Marco Antônio Gehlen deu a conhecer aos alunos a importância desta matéria nesta área. O jornalismo de dados foi abordado, segundo estudos e trabalhos realizados pelo próprio e a preocupação/solução passa pelos jornalistas construirem as suas prórprias séries de númeração e dados para conseguirem uma reportagem original, sem recorrer apenas a dados oficiais, "quando se faz uma reportagem o jornalista consulta dados oficiais e não questiona se são verdadeiros ou falsos, simplesmente utiliza-os".
Assim sendo, toda a sessão se debateu sobre a questão da veracidade e credibilidade dos números nos jornais, e sua explicação socorreu-se da teoria do jornalismo de (im)pressão, onde nada é questionado. Em jeito de conclusão, Marco Antônio Gehlen esclareceu dúvidas e realçou a importância do processo de dados para as reportagens, afirmando também que "os número não têm necessáriamente de pertencer exclusivamente às editorias de finanças e economia".