Sérgio Pires


" Os clubes usam comentadores para contaminar a opinião pública"
03-05-2018

Fonte: José Lemos
Fonte: José Lemos

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, Sérgio Pires teve um longo percurso enquanto jornalista, até chegar à atual redação do MaisFutebol. 


- Infografia sobre vida profissional - 


A mudança de paradigma têm sido um tema bastante abordado, por parte de quase todos os convidados das sessões. Sérgio Pires, não foge à regra, uma vez que também ele presenciou essas mudanças e trabalha num regime online e em, simultâneo, televisivo. Como jornalista e também apreciador da arte do futebol, Sérgio acredita que de qualquer forma as edições de jornais estão vinculadas a clubes, quer de forma inconsciente ou não. Mas, a verdadeira crítica é apontada aos próprios clubes, que na perspetiva do jornalista são os grandes influênciadores da opinião pública e da "má e falsa informação" que é transmitida através de programas de caráter futebolístico que estão delineados por cores e comentadores que, durante a hora de emissão, "vestem a camisola do clube e manipulam a opinião pública de acordo com aquilo que os clubes querem que se pense". Outra das críticas, é o facto de também jogadores e staff técnico estar condicionado no que pode e deve falar, sendo cada vez mais frequente assessores de comunicação intervirem e fazerem chegar ao jornalista o que deve perguntar e ao entrevistado o que deve responder. Estas acusações insurgem-se na televisão, desde o momento em que os clubes começaram a ter posse e se integraram nos media como conhecedores do jornalismo. 

« Aquilo que os canais querem passar é propaganda, não é jornalismo. » 

Para rematar, Sérgio Pires abordou também a questão do novo paradigma, da era digital que se atravessa, assumindo que o online têm um peso "brutal no impacto social e no jornalismo". 

Estágio II - Jornalismo 
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